NOTÍCIAS

CONSEP reforça cuidados com transmissão do COVID -19 na aplicação de provas

03/11/2020 - 15h15

CONSEP reforça cuidados com transmissão do COVID -19 na aplicação de provas

 

Apesar da tensão na qual o mundo passa devido à pandemia do Novo Coronavírus COVID-19, a CONSEP tem atuado com cuidado ao acatar as determinações judiciais aplicando provas em diversas cidades. Tudo isso seguindo com rigidez as recomendações da Organização Municipal de Saúde, evitando aglomerações e obedecendo o distanciamento entre as pessoas.

 

O vírus que causa a COVID-19 é transmitido principalmente por meio de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou exala. Devido a transmissão ser por via aérea, ela conseguiu se espalhar facilmente por todo o mundo, causando milhões de mortes. No entanto, algumas medidas passaram a ser adotadas para diminuir a transmissibilidade da doença como o isolamento social, o uso de máscaras e cuidados com o contato com pessoas e superfícies.

 

Com isso, para evitar que a aplicação das provas fosse um fator de aumento de casos nas cidades, a CONSEP adotou diversas medidas de segurança na aplicação das provas. Inicialmente foi feita uma revisão dos locais onde elas seriam aplicadas, diminuindo a quantidade de candidatos por sala proporcionando um maior distanciamento entre as carteiras. Isso fez com que aumentasse a quantidade de escolas envolvidas para abrigar os candidatos e a divisão do certame, realizado em turnos diferentes.

 

“Isso afetou um pouco a dinâmica da aplicação das provas, pois tivemos que alterar os cronogramas para que as provas com os mesmos cargos acontecessem no mesmo dia, exigindo uma quantidade maior de fiscais e equipe de apoio”, destaca Dirceu Cabral, diretor da CONSEP.

 

Além disso, outras medidas foram tomadas para evitar o aumento dos casos como a sanitização das salas, aferição de temperatura e assepsia das mãos na entrada das escolas, proibição de pessoas sem o uso de máscaras nos locais de prova, uso de itens individuais como garrafa de água ou copo, etc.

 

“A equipe de coordenadores também foi instruída a evitar qualquer espécie de aglomeração nas escolas durante a entrada e saída dos candidatos atendendo as medidas de distanciamento social. Isso garantiu a tranquilidade no concurso e estabilidade nos casos de Coronavírus onde realizamos as provas”, finaliza Dirceu.


https://uploaddeimagens.com.br/imagens/zx7LB4M